18votadas

Realidade da "recuperaçom” na Galiza: 21.100 novos jovens emigrantes e queda demográfica

Logo que o Fórum Económico da Galiza informou de como no último ano se produzírom 21.100 abandonos no censo de populaçom ativa entre 25 e 34 anos, a OIT confirmou que o desemprego nom vai descer de maneira significativa nos próximos cinco anos. O PIB galego tivo crescimento nulo (0%), contrariando os ligeiros crescimentos registados desde 2012. A perda de 17.245 habitantes na Comunidade Autónoma da Galiza completa o quadro. Todos os indicadores confluem nas tendências correspondentes a umha Galiza em grave crise.

9votadas

Família real do Liechtenstein é discretamente a mais rica da Europa

O príncipe Hans Adams II, do Liechtenstein, é o soberano com a maior fortuna pessoal, que segundo a revista britânica Tatler está avaliada em 3300 milhões de euros. A publicação apresenta um estudo sobre o património privado das dez monarquias europeias. Uma parte da riqueza de Hans Adams II provém do grupo bancário privado Liechtenstein Global Trust, uma vez que o dinheiro que recebe dos 37 mil habitantes do pequeno principado é quase inexistente. A rainha de Inglaterra está em segundo lugar, enquanto o rei da Noruega é o mais pobre.

13votadas

A economía galega está estancada

Un informe do Foro Económico de Galicia apunta que aumenta o “diferencial negativo” respecto a España. Aínda que se reduce o paro consolídase unha “nova emigración”, sobre todo de xente moza. Un total de 21.100 mozos, un terzo con estudos superiores, tería deixado Galicia o pasado ano.

15votadas

Reservas de gás de Moçambique ultrapassam as de Angola ou da Nigéria

As reservas de gás natural em águas profundas de Moçambique chegam a aproximar-se dos 20 mil milhões de barris, segundo um relatório do Banco Mundial. Os “campos de gás natural em águas profundas em Moçambique têm reservas superiores às de Angola ou da Nigéria” (os dois maiores produtores de petróleo na África subsariana). Segundo o estudo do Banco Mundial, todos os países africanos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), exceptuando a Guiné Equatorial, apresentam taxas de crescimento positivas.

12votadas

Banco central da Suíça abole limite cambial e franco suíço dispara

O franco suíço disparou em relação ao euro nesta quinta (15) após o Banco Central da Suíça surpreender os mercados e abandonar o limite adotado há mais de três anos para a cotação da moeda. Quase imediatamente, a divisa sobeu 39% contra o euro e o dólar, uma das valorizações mais agudas da história recente. Durante o dia, a alta amenizou, e valorização ficou em 15%, com o euro cotado a 1,02 francos.

12votadas

Entidades reclaman pagamento de canón ás bibliotecas municipais

Segundo denuncia a Asociación Profesional de Bibliotecarios Municipais de Galicia (ABMG), os concellos xa comezaron a recibir cartas de entidades de xestión coma CEDRO, DAMA, SGAE ou VEGAP que os instan ao pagamento non só das cantidades correspondentes a 2014 senón tamén, retrospectivamente, ás dos cinco anos anteriores. bibliotecasmunicipais.org/noticias.php

20votadas

Por que baixa o petróleo? (Análise I: Manuel Amigo)

Nestes días os peakoleiros somos obxecto mesmo de burla nos foros polos que nos movemos, por parte de optimistas, tecnoptimistas e habitantes varios da terra plana, debido á caída dos prezos do petróleo que estes atribúen a un aumento de oferta producido pola implementación en USA do fracking, o que segundo eles traslada o pico da extracción de petróleo un pouco máis adiante do infinito e máis alá. Porén resulta que a caída dos prezos do petróleo está a cadrar coas maiores caídas que se lembran nas bolsas mundiais.

21votadas

Rússia à beira do colapso: Rublo e Bolsa afundam

A Rússia tornou-se numa bomba relógio e a medida desesperada tomada hoje pelo Banco Central espelha a difícil situação económica do país. A queda do preço do petróleo, uma das principais fontes de receita, está a penalizar a Rússia que já viu a sua moeda desvalorizar mais de 10% e a bolsa afundar mais de 9%. A desvalorização cambial é igualmente explicada pelas fracas previsões de crescimento económico. Ontem, o Banco Central alertou que o PIB poderá contrair-se entre 4,5% a 4,7% se o preço do petróleo se situar abaixo dos 60 dólares o barril.

10votadas

Os conjuges já não vão poder ter herança do parceiro assassinado

Quem assassinar o cônjuge ou companheiro vai deixar de poder herdar os bens da vítima, graças a uma alteração legislativa que teve o acordo de todos os grupos parlamentares e que aguarda a promulgação do Presidente da República.

15votadas

Bom Barco vendido como saldo. As poupanças portuguesas levam a cousas assim

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio. Ler mais: expresso.sapo.pt/a-ultima-viagem-do-navio-indesejado=f89

11votadas

O fabricante núm. 3 no mundo de aviões, Embraer, conta com Portugal e acrescenta o seu investimento

O presidente da Embraer confirma. As bases de Évora da brasileira Embraer são uma opção para fornecer o novo avião comercial (E2) do grupo brasileiro. A afirmação é do próprio presidente da Embraer, Frederico Curado. Em Évora, a Embraer fabrica estruturas metálicas e de materiais compósitos, fornecendo componentes para os jatos da empresa brasileira. Inauguradas há dois anos, as duas fábricas representaram um investimento de 180 milhões de euros.A Embraer está nesta fase a desenvolver a nova geração do jacto E2.

16votadas

Farinha de grilo tem duas vezes mais proteína do que um bife

Se pensarmos que uma farinha de grilo tem duas vezes mais proteína do que um bife já podemos fazer uma pequena ideia do potencial do produto que vamos pôr à disposição da indústria alimentar", disse à Lusa um dos promotores. O projeto "DelightBugs" é da responsabilidade de Tiago Almeida, licenciado em Gestão e Marketing, e de Joana Cardoso, formada na área da Biologia e Alimentação.

8votadas

Projeto de lei quer acabar com 'taxa do príncipe' em Petrópolis

Um projeto de lei quer acabar com uma taxa até hoje paga por quem vende um imóvel no centro da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a herdeiros da antiga família real. Petrópolis, também conhecida como cidade imperial, era o refúgio dos membros da monarquia brasileira durante o verão. O pagamento do chamado laudêmio (2,5% sobre o preço de mercado) tem de ser feito à vista à Companhia Imobiliária de Petrópolis, entidade administrada pelos descendentes de Dom Pedro 2º. Caso contrário, o comprador não recebe a escritura.

21votadas

BNG leva Goberno de Feijóo ante a Fiscalía

“É un sobrecuste de 372 millóns de euros a costa do erario público que o PP e Feijóo pretenden entregar como agasallo ás empresas concesionarias, en particular a Copasa, empresa amiga do PP que aparece no sumario do caso Bárcenas e noutras causas abertas por corrupción vinculadas ao Partido Popular”, denunciou o portavoz nacional, Xavier Vence, no momento da presentación da querela. Vence considera que “debería haber unha rendición de contas” pola modificación deste contrato, “que só beneficia á empresa concesionaria”...

14votadas

340 multinacionais suspeitas de ter acordos secretos de evasão fiscal com o Luxemburgo

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, por 40 meios de comunicação internacionais, apoiados em documentos obtidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. "O Luxemburgo mantém esses acordos fiscais secretos" e "não notifica os seus parceiros europeus", se bem que "eles estão a par, de facto, das estratégias de evasão fiscal pelas suas multinacionais", escreve o Le Monde.Os documentos obtidos pelo ICIJ foram produzidos pelo gabinete de auditoria da consultora Pricewaterhouse "que os redigiu e negociou (com o governo)"

« anterior12345...135» seguinte

Chuza