16votadas

A Deputación de Lugo, primeira entidade provincial en traballar coa banca ética

Fiare Banca Etica é a maior entidade cooperativa de crédito de Europa, un proxecto con máis de 11 anos de percorrido no Estado Español, un traballo que culminou o pasado 1 de outubro co inicio das súas operacións como entidade bancaria dirixidada a clientes particulares. A diferenza con outras ofertas de banca ética é o seu carácter de de cooperativa, de xeito que os seus clientes e clientas son en realidade persoas socias, que como tales participan dos procesos de toma de decisión do banco en condición de igualdade.

8votadas

Crónica do fim do império: Ascensão e queda dos Espírito Santo

A “detenção” para interrogatório neste Verão do ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, considerado, até então, uma das figuras mais influentes da sociedade portuguesa, cabe num filme em que a realidade parece superar a ficção. Neste enredo, há um pouco de tudo: contornos policiais, traições, intrigas e muita desorientação. Um grupo mergulhado em entropias; uma crise económica mais longa do que o expectável; operações ruinosas...

18votadas

A AP-9 perdeu 1.000 vehículos diarios no verán mentres teimaba en provocar atascos

A AP-9 perde tráfico sistematicamente dende o ano 2007, cando transitaban por ela, de media, máis de 27.000 vehículos ao día. Esa caída implicou tamén unha rebaixa nos seus ingresos, aínda que non directamente proporcional, toda vez que Autopistas del Atlántico, Concesionaria Española, S.A., veu subindo sistematicamente as súas tarifas co visto e prace do Ministerio de Fomento. Paralelamente, a empresa reduciu o seu cadro de persoal a niveis de hai 20 anos malia recadar un 170% máis que daquela.

19votadas

Com o gás, Moçambique quer fugir do exemplo de Angola

O país tem enormes recursos naturais, a começar pelo gás, mas enfrenta o desafio de os transformar em crescimento económico que melhore realmente a vida dos cidadãos. Angola, o segundo maior produtor de petróleo em África, é o exemplo a evitar, dizem. As enormes descobertas de gás e carvão em Moçambique colocam um novo desafio ao país. A economia moçambicana aposta no crescimento económico sustentado.

14votadas

Coreia do Sul tamém sobrepassou economicamente o estado espanhol

A Espanha fica por trás da Coreia do Sul e perde cinco postos na classificação mundial desde que rebentou a crise no 2008 -nessa altura era a nona economia mundial-. Se se usar um critério de medição mais ajustado tendo em conta o poder de compra, perde 7 postos. Segundo o FMI de aqui ao 2017-2018 a previsão e de -seguir perdendo postos, concretamente outros dous postos mais, sendo superada por primeira vez por um pais hispano-americano, o México -em moeda dólares correntes-.

11votadas

O fracaso do proxecto Castor e os favores políticos

Interesante artigo sobre a indemnización de 1.350 millóns de euros que o estado vai dar a escal ugs participada nun 66,7% por ACS a empresa de Florentino pérez, parece que os palcos do Bernabeu non son só para recibir as diretivas dos clubes rivais

32votadas

Galiza, segundo país da UE com maior percentagem de energia produzida a partir de fontes renováveis

Mas infelizmente, de toda essa riqueza energética gerada aqui pouco fica na Galiza mais além do negativo impacto ambiental e social. A energia galega está maiormente explorada por empresas espanholas com sede fiscal na Espanha que na Galiza não pagam nem impostos. Numa Galiza independente, isso não aconteceria evidentemente pois essas empresas estariam obrigadas a terem sede fiscal na Galiza.

economiagalega.net

16votadas

Marx Voltou: Série argentina sobre as ideias marxistas é êxito na Internet

Um rapaz entra em um bar e senta-se no balcão. Leva um susto ao ver um homem de barba branca, tomando cerveja. “O que foi? Nunca viu Marx? Voltei para a Terra porque muito se fala sobre as minhas ideias, porém as estão desvirtuando”. A cena é uma das viagens entre o passado e o presente que fazem parte da minissérie argentina «Marx voltou». "Burgueses e proletários”, “O mercado e as crises capitalistas”, “O Estado e a revolução” e “O comunismo” são os títulos dos episódios onde as ideias de Marx são expostas com a ajuda de filmes e animações.

18votadas

A reforma enerxética obriga a Coren a pechar a única planta de xurros de Galicia

Cun investimento superior aos 22 millóns de euros e a vocación dun "compromiso responsable e solidario" para compatibilizar o desenvolvemento do grupo empresarial e o coidado do medio ambiente, en xaneiro de 2007 nacía de man de Coren a única planta de tratamento de xurros de Galicia. A xestión corría a cargo da Sociedade Galega de Residuos Gandeiros, onde ata hai pouco compartían accionariado a compañía presidida por Manuel Gómez-Franqueira, dúas cooperativas de criadores de porcos e a antiga Novagalicia.

13votadas

Na China, o deserto transforma-se em vinha

A área dos vinhedos chineses dobrou nos últimos quinze anos e cresceu para cerca de 600 mil hectares em 2013.1 A China pode se tornar um gigante vitícola mundial, enquanto os vinhedos diminuem na Europa (3,5 milhões de hectares, dos quais 800 mil na França). O vinho conhece uma moda sem precedentes. A produção chinesa aumenta muito rapidamente, assim como o consumo, cuja margem de crescimento permanece considerável – 1,2 litro por habitante e por ano, contra 47 litros na França e 37 na Itália.2 Esse mercado em constante progresso aparece...

8votadas

Microsoft compra “Minecraft” vídeo

A Microsoft comprou a empresa sueca que criou o videojogo “Minecraft”, um dos mais populares do mundo. Desde o lançamento em 2009, o jogo já foi descarregado mais cem milhões de vezes só para PC’s. É também o mais popular para consolas e telemóveis com sistema iOS e Android. O gigante norte-americano vai pagar 2,5 mil milhões de dólares, o equivalente a 1,9 mil milhões de euros, pela Mojang. Os três fundadores estão de saída. A Mojang emprega 40 pessoas e, no ano passado, teve receitas equivalentes a 252 milhões de euros.

10votadas

Alibaba prepara-se para maior entrada de sempre em bolsa

Já é a maior retalhista online do mundo e pode muito bem protagonizar a maior operação de entrada em bolsa de sempre. A chinesa Alibaba confirmou os rumores dos últimos dias e subiu o preço da sua oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) para um intervalo entre 66 e 68 dólares por acção, o que deverá elevar o valor da operação para mais de 22.000 milhões de dólares (cerca de 17 mil milhões de euros).

16votadas

A-PAGAR A LUZ, a nova reportaxe de Quinteiro sobre o roubo enerxético, xa enteira vídeo

Quinteiro analiza o modelo enerxético, os seus desequilibrios, as súas irritantes peculiaridades... Pero tamén as alternativas posibles, viables e reais hoxe e aquí...

11votadas

Pobreza ronda maioria dos trabalhadores de países emergentes, diz estudo

Mais da metade dos trabalhadores nos países emergentes do G20 está perto da linha pobreza, segundo um estudo conjunto realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização para a Cooperação Econômica (OCDE) e o Banco Mundial, divulgado nesta terça-feira. Os dados em relação à pobreza dos trabalhadores nos emergentes do G20 incluem números do Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul (que formam os Brics), além da Argentina, Indonésia, México, Arábia Saudita e Turquia.

16votadas

Secessão da Escócia implica negociações sobre a moeda, petróleo e ouro vídeo

Apesar dos escoceses imprimirem o próprio dinheiro, desde 1695, antes da união com Inglaterra, a moeda é a mesma para todo o Reino Unido. É sobre este facto que se baseia o líder independentista Alex Salmond, que garantiu que vai manter a mesma moeda depois de romper com Londres. A secessão também implica negociações sobre o petróleo do Mar do Norte. No mesmo sentido, uma Escócia independente poderá reclamar a sua parte das reservas de ouro do Reino Unido: elevam-se a 9,84 mil milhões de euros, ou seja, em 18° lugar a nível mundial.

« anterior12345...133» seguinte

Chuza